domingo, 24 de fevereiro de 2008

Chega de calor, pelamordedeus!


Eu tenho inveja de quem está próximos aos pólos. De alguém que, neste exato momento, esteja passeando pelas ruas ou sentado na varanda de algum café norueguês a uma temperatura próxima de zero grau. De alguém que certamente não estará suando assim que sai do chuveiro e nem fica cansado e fedido ao final do dia por causa do calor insuportável que faz no verão tropical.

Eu quero INVERNO djá!

Quando falo isso em público, em inocentes reuniões familiares ou entre amigos, a maioria das pessoas me olha com ar de hospício. Mas repito para quem não acreditar: quero inverno (com muito frio) 11 meses por ano!!!

Já não gosto mais tanto de praia assim. Também não curto mais ficar torrando minha pele branca e sem melanina ao buraco negro da câmada de ozônio. O que ainda gosto no verão é mergulhar, mas nada que um neoprene não resolva na água gelada de julho...

No inverno a gente dorme melhor, trabalha melhor, tem mais vontade de se movimentar. No inverno é muito mais gostoso reunir os amigos em volta de uma panela de fondue, tomar vinho tinto até de madrugada, caminhar com o vento gelado no rosto (deliiiiicia!!!). O mar fica azul, tranquilo, lindo. Os fins de tarde ficam alaranjados, rosas, anis. Tudo junto, ao mesmo tempo, agora!

Ahhhhhh, Papai do Céu, faça o inverno chegar logo, por favor! Já quero frio na Páscoa, tá me ouvindo? Quero aquele ar gostoso de outono que anuncia o vento austral mostrando sua força. Aliás, este post vai com esta foto LINDA de um iceberg na Antártica tirada pelo meu grande amigo Jaime Bórquez para a gente se refrescar um pouquinho só de olhar para a imagem.

Paisagem infinitamente mais linda do que uma praia abarrotada de gente suada disputando espaço na areia para esticar a toalha de praia. Alguém discorda???

2 comentários:

Deca disse...

Oi Lu, adoro as coisas que tu escreves, e aceito que gostes mais de inverno, mas... acho que tua visão do verão está muito pessimista e a do inverno, muito idealista. Viver num lugar super frio, cansa! Trabalhar no inverno sem aquecedor seria relativo a trabalhar no verão sem ar condicionado. Passar meses sentindo o ar tão gelado que dói no pulmão cada vez que se vai na rua... não sei, tenho saudades do verão!!! Não imaginas quantos dias de aulas as crianças perdem por motivos de doenças no inverno, claro, todo mundo respirando o ar poluído de meses num ambiente fechado...Na minha opinião, um pouco de cada é o melhor, aproveite o melhor que cada estação tem a oferecer! Beijos!

ELMO disse...

Também prefiro o frio, especialmente quando está muito calor. Quando está muito frio, fico saudoso de um calorzinho... seres humanos e memórias afetivas... elas nos constroem sem dó. Nadar quase pelado no rio no meio do calorão do verão é digno de lembranças da meninância longínqua... mas também comer mingau de aveia super quente com as mãos geladas e os dedos quase inflexíveis de frio me arrebata. No fim, parece que somos mesmo uma pecinha que caminha entre o tempo meteorológico e o tempo emocional. Vá lá, o que vale é construir seu mundinho mental em qualquer altura do termômetro. Bj.